Brasão Paroquial

O QUE É UM BRASÃO?
Um brasão é uma insígnia, um distintivo ou um símbolo de alguma pessoa, família ou instituição. Um Brasão Paroquial trata-se de um símbolo, portanto, que identifique, represente gráfica e artisticamente a paróquia. Existe uma Ciência chamada Heráldica que se dedica a descrição e criação de brasões. Trata-se de uma Arte muito antiga, medieval. A Heráldica possui algumas dezenas de regras e a Heráldica Eclesiástica, por sua vez, também possui suas regras.
CONHECENDO NOSSO BRASÃO:
Em nosso brasão paroquial, figuram três elementos da Heráldica Eclesiástica, são eles: a Cruz (chamada cruz hastil), o escudo e o listel (que é a faixa que circunda o Brasão).
A CRUZ HASTIL: Lembra a Cruz processional que precede a equipe de Liturgia e as procissões da Igreja. O seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo é que direciona e guia a Paróquia, CRISTO farol de nossa fé! Na Cruz, a Salvação! Feita em ouro, quer simbolizar a realeza de Jesus Cristo.
O ESCUDO: encontra-se dividido em três partes, simbolizando o mistério da Santíssima Trindade. Em seu flanco esquerdo, encontra-se a imagem de Nossa Senhora e uma criança que simboliza Maria mãe de Jesus e nossa, amparando seus filhos. É a devoção a Nossa Senhora, tão cara à nossa Paróquia e à nossa cidade. A cor desse campo é o azul, que nos lembra do manto de Maria Santíssima que envolve toda nossa querida Macaparana e também nos lembra da Imaculada Conceição, Padroeira da nossa diocese.
 Em seu franco direito, encontra-se uma pomba, simbolizando o Divino Espírito Santo. Faz referência à nossa Diocese. É o Espírito Santo quem rege, vivifica, santifica, ilumina toda a Vida Eclesial! Trás ainda cor vermelha, cor do fogo do Espírito Santo.
Na sua Base, visualiza-se a Hóstia Santa, o símbolo “JHS” que significa “Jesus Hóstia Santa” onde através da Santa Missa a Paróquia busca seu sublime e sacrossanto alimento que traz a Vida Eterna. Encontra-se com a cor Branca que remete a PAZ.
Na extremidade exterior percebe-se o símbolo de canas que remetem a nossa Bandeira Municipal e a cultura do nosso povo.  


O LISTEL: é a faixa que circunda o escudo, nela vemos a identificação literal da Paróquia. Registra também a data de criação da mesma.
 Encontra-se a frase em Latim: “SUB  TUUM  PRAESIDIUM que traduzindo para o Português  significa: “SOBRE SUA PROTEÇÃO”.
 

Brasão Criado em 31/07/2017 por Alexsandro Sebastião Dias de Araújo (Paroquiano) 

EVANGELIZAR É A NOSSA MISSÃO

EVANGELIZAR É A NOSSA MISSÃO

Papa Francisco

Papa Francisco